Olá pessoas, olha quem apareceu...euzinha! Bom, estou passando nestes últimos meses aquela fase bem complicada do termino do ensino médio, cheia de provas, vestibulares, trabalhos, conclusão de cursos, aquela correria de fim de ano dobrada por motivos escolares, e o que mais ando ouvindo é aquela frase que quase me mata de angustia "essa é sua única chance"...
Única chance? Como assim única chance? Todos os dias ao acordar ganho mais 24 novas chances, 24 horas que sendo muito bem usadas podem me dar mais 24 nova chances, assim por diante, 365 dias, com 24 chances todos os dias, agora não me venha com "essa é sua única chance".
Pois é pessoal. não esta fácil, mas além de todo esse desespero, a angustia e o medo, estou me sentindo grata por muitas coisas, principalmente pela escola em que estudo, a dedicação dos meu professores e por eles nunca desistirem de mim, por acreditarem na minha capacidade. Durantes as provas, os vestibulares pude perceber que me dedicar durante três anos em uma escola publica integral, não foi desperdício de tempo, lá eu aprendi a ser mais humana, aprendi da matemática até a filosofia, aprendi a valorizar o educador, aprendi a dizer ao mundo o que penso e a respeitar os pensar do outro, entendi que para se conquistar algo requer um certo esforço, que nada vem fácil e que nada é por acaso. Aprendi a acreditar no futuro do meu país e entender que se meu país falha é porque eu também falhei com ele. Muito chorei, muito sorri, e percebi que a lagrimas e os sorrisos dos outros são tão importantes quanto os meus.
Pude ver com meus próprios olhos que a humanidade do homem ainda tem uma chance, não podemos perder a esperança.
Por esses motivos e outros, lá descobri que gostaria de fazer parte dessa missão de fazer do mundo um lugar melhor, com pessoas melhores. Decidi ser professora! Apesar de muitas criticas e argumentos que eu deveria salvar o mundo de outra forma ( de preferência em uma que eu ganhasse mais dinheiro) continuei firme nessa escolha e começo agora meus primeiros passos para concretizar esse sonho e projeto de vida.
Meu objetivo com esse texto não é te obrigar a entender que a escola é um bom lugar e que todos devem amar a escola como eu amo, mas independente de suas muitas experiencias positivas ou negativas, a educação e a escola são a principal forma de mudarmos o mundo onde vivemos, de mostrar desde a infância para as crianças, que serão futuros pais, trabalhadores e governantes a importância de cuidarmos não apenas da economia e do capital do mundo, devemos mostrar que além do material, devemos cuidar um dos outros e aprender a respeitar a humanidade do próximo.
A educação vai muito além de provas, trabalhos, pesquisas e textos, a escola não forma apenas profissionais, forma humanos e cidadãos.
O Brasil, os países, continentes e o mundo só poderão evoluir verdadeiramente quando boa parte da Terra entender que a escola é a fonte para se criar e desenvolver uma verdadeira "sociedade do futuro".

Nenhum comentário:
Postar um comentário